7.12.07

3. Campeonato Uruguaio


1. Torcida do Nacional entra no estádio; 2. por 90 minutos, ela não vai parar de cantar;
3. a silenciosa e
pequena torcida do Progreso (também de Montevidéu)

Charrúa, Montevideo
Assisti à Progreso e Nacional no Estádio Charrúa, em Montevidéu. Jogo feio, num charmoso estádio (deve comportar 10 mil pessoas). O ingresso custava entre 50 pesos (cerca de 5 reais) e 100 pesos (10 reais). Fiquei na Tribuna Amsterdan *vídeo*, onde estava a torcida do Nacional, atrás de um dos gols (60 pesos/6 reais). Por causa de um show de uma dupla espanhola previsto para o Estádio Centenário, o Nacional foi até o Charrúa, onde não jogava havia dez anos. Já sem chances de ficar com o Apertura, enfrentou o pequeno Progreso. Jogo triste. Gol apenas aos 36 do 2º tempo, do Nacional. Impressiona o quanto nós, sul-americanos, mal acompanhamos os torneios vizinhos. Da mesma maneira, eles nada sabem sobre o Brasileirão. A única notícia que li nos jornais locais foi uma notinha de 6 linhas sobre o Acosta (Náutico). Mais nada.

Sobre a disputa
A Asociación Uruguaya de Fútbol segue o modelo argentino de dois torneios anuais (Apertura e Clausura), e desde 2005 adotou o padrão europeu -- o primeiro campeonato acontece no segundo semestre e a temporada se encerra no primeiro semestre do ano seguinte. O Apertura 2007-2008 foi vencido domingo (2 de dezembro), com uma rodada de antecipação, pelo pequeno Defensor.

Sobre o acesso e o descenso
Na estréia do novo modelo (2005-2006) dois caíram e um subiu, para fechar o número de 16 equipes. Desde 2006-2007, caem três e sobem três. Quem cai e quem sobe? É meio confuso. Você pega os pontos das duas últimas temporadas para definir quem cai -- como sempre haverá três times novos, os que acabaram de subir, os pontos deles terão peso dobrado. Na tabela de descenso (faltando ainda uma rodada do Apertura e todo o Clausura), temos nas cinco últimas posições...

Cerro 44 pontos (14J/5V-7E-2D).
Miramar 44 pontos (44J/12V-8E-24D)
Juventud 42 pontos (14J/5V-6E-3D)
Progreso 42 pontos (44J/10V-12E-22D)
Fenix 38 pontos (14J/4V-7E-3D)

Ou seja, os que subiram nesta temporada (Cerro, Juventud e Fenix) têm seus pontos dobrados para equilibrar com os que já estão na disputa. Assim, na hora de definir quem cai leva-se em conta um retrospecto de 60 jogos (para que não desceu) ou 30 jogos (para os que recém-subiram) .

Confuso? Pra caraca!

Depois reclamam de turno-returno, pontos corridos...

Os campeões
O Campeonato Uruguaio é jogado desde 1900 -- o profissionalismo começou na temporada de 1932. Nas primeiras 44 disputas da era profissional, de 1932 a 1975, somente Nacional (20 vezes) e Peñarol (23 vezes) foram campeões -- em 1948 o torneio não chegou ao fim. A sina foi quebrada em 1976, quando o Defensor foi campeão. A conta está assim:

1. Peñarol 46 títulos (36 no profissionalismo + 10 na fase amadora)
2. Nacional 41 títulos (30 no profissionalismo + 11 na fase amadora)
3. River Plate 4 títulos (todos na fase amadora)
4. Danubio/Defensor 3 títulos cada um (todos no profissionalismo) e Montevideo Wanderes 3 títulos (todos na fase amadora)
7. Bella Vista/Central Español/Progreso 1 título cada um (no profissionalismo) e Rampla Juniors 1 título (na fase amadora)

Como se define o campeão atualmente
Desde a mudança para o calendário europeu, em 2005, se chegar ao campeão uruguaio é coisa meio complicada. Há dois vencedores por temporada (o do torneio Apertura e o do Clausura). É comum a imprensa brasileira confundir e dizer coisas como "Defensor é o atual campeão uruguaio". Está impreciso. O Defensor (time de camisa lilás e tradicionalíssimo no basquete) é o atual campeão do Apertura 2007-2008 (domingo, dia 2 de dezembro, com uma rodada de antecipação). Para ser campeão uruguaio, é preciso mais... Funciona assim:

1) Campeão do Apertura vs Campeão do Clausura (disputa em dois ou três jogos + prorrogação e pênaltis, se for preciso). O vencedor desse duelo brigará pelo título com o vencedor da Tabla Anual (time que soma mais pontos nos torneios Apertura e Clausura). Aí sim se tem o campeão uruguaio da temporada.

Exemplo 1
Apertura: ganha time A
Clausura: ganha time A
Automaticamente, A é campeão uruguaio.

Exemplo 2
Apertura: ganha time A
Clausura: ganha time B
Tabla Anual (Apertura+Clausura): faz mais pontos o time C
A x B. Vencedor de A x B pega C. Vencedor: campeão uruguaio.

Exemplo 3
Apertura: ganha time A
Clausura: ganha time B
Tabla Anual: faz mais pontos o time A
A x B. Se o vencedor for A, ele será campeão uruguaio. Se vencedor for B, ele volta a jogar com o A em melhor de três e, se vencer novamente, aí sim será B o campeão uruguaio.

Confuso? Pra caraca!

O clássico
Não existe duelo igual no mundo. Pela rivalidade? Também, mas sempre alguém pode citar Palmeiras e C*, Boca e River, Real e Barça, Celtic e Rangers, Fenerbahçe e Galatasaray. Nenhum clássico, no entanto, reúne pacote de títulos mundial e continental (de primeira linha) com tanto equilíbrio. Peñarol e Nacional têm 6 Mundiais (3 a 3) e 8 Libertadores (5 a 3) -- fora os 46 a 41 títulos uruguaios.

Nacional. É uma espécie de SPFC hoje. Tricolor, reúne a elite tradicional do país (se orgulha de ter sido fundado por 100% de uruguaios), mas também traz uma forte torcida popular. Peñarol. Fundado como CURCC (Central Uruguay Railway Cricket Club), a equipe dos ingleses da estrada de ferro, logo virou o time dos imigrantes, especialmente italianos. Segundo o site oficial do clube, seu nome teve origem com um piemontês que se estabeleceu no Uruguai no século 18. Natural de Pinerolo, pronúncia que os habitantes locais entendiam como piñarol... Daí a chamarem o lugar onde vivia de Peñarol foi um passo, e nessa mesma região o clube foi criado.

Nenhum comentário: