3.1.08

16. Gento (30º lugar)

.
Gento, 30º lugar *vídeo* (21.10.1933)
.
"O Eterno Ponta"
Houve um jogador que espanhóis e argentinos consideram o maior de todos: Alfredo di Stefano. Houve um jogador que Alfredo di Stefano considerava o mais solidário de todos e seu parceiro ideal: Francisco Gento. Os dois foram companheiros de Real Madrid por nove anos, entre 1955 e 1964. Quando Di Stefano chegou ao clube, Gento já estava lá. Quando saiu, Gento continuou lá. “Nunca descuidei de minha forma física, nem mesmo nas férias”, afirmou o ponta-esquerda, tentando explicar sua longevidade no futebol. Apenas no Real, ele jogou 18 anos, entre 1953 e 1971.
Gento era muito rápido. Aos 12 anos, colecionava algumas medalhas como velocista. Mesmo com o sucesso nas pistas, ele gostava mesmo era de futebol, tanto que só aceitou treinar na equipe de atletismo da Frente de Juventude de Guernica porque lá havia, também, um time de futebol.
Aos poucos, o destaque que recebia correndo começou a rivalizar com seu talento com a bola. Gento rodou, então, por alguns times sem expressão de sua região até ser chamado pelo Racing Santander. Num jogo contra o Real Madrid, em 1953, arrebentou com o pobre lateral merengue. No dia seguinte, Santiago Bernabeu — lendário presidente do Real — apareceu pessoalmente para fazer uma proposta e levar o ponta-esquerda para a capital. Mudou a história de Gento e do clube.
No Real, deu acabamento ao futebol veloz e ganhou outra característica que o acompanharia até o fim da carreira, a de ser um jogador extremamente solidário, mais preocupado em encontrar um colega desmarcado do que em fazer seus gols ou jogadas individuais. E se tornou recordista de títulos da Copa dos Campeões da Europa: é o único jogador a conquistar a taça seis vezes.
.
Eterno reserva. Bueno era o nome do ponta-esquerda reserva do Real na época de Gento. Ele jogava muito raramente. Gento chegou a disputar 15 Copas dos Campeões seguidas e, das 95 partidas da equipe no torneio nesse período, esteve em 88. Foram seis conquistas e dois vice-campeonatos. “Preferi ser reserva de Gento a titular em qualquer outro time”, afirmou o eterno reserva na despedida do ponta do Real.

Nenhum comentário: