3.1.08

21. Obdulio Varela (47º lugar)

.
Obdulio Varela, 47º lugar *vídeo, Obdulio é o 5* (20.9.1917/2.8.1996)
.
"O Capitão do Bi"
Maior derrota da história do futebol. Nunca o Brasil conseguirá vingar o Uruguai, por mais que digam que a semifinal da Copa de 1970 tenha sido algo parecido. Impossível. Há meio século Obdulio Varela sabia que naquele 16 de julho estava fazendo história. Não em seu país, mas no Brasil, como o homem que foi capaz de fazer uma nação chorar. “Se pudesse jogar aquela final novamente, faria um gol contra”, afirmou o jogador, já velho.
Mulato alto, Obdulio não fez nenhum gol na final de 1950, mas ganhou aquele jogo antes, durante e depois. Antes, quando motivou seus colegas de Seleção, espalhando reportagens dizendo que o Brasil já era campeão. Durante, ao pegar a bola no fundo da rede, no inicial gol brasileiro, e segurá-la por dois minutos embaixo do braço e tranqüilizar seu time. Depois, porque saiu pelas ruas de Copacabana e bebeu anonimamente cerveja com os brasileiros, onde testemunhou a dor da torcida.
Apesar de ser conhecido no Brasil apenas como o capitão da final de 1950, Obdulio Varela foi um dos maiores jogadores da história. Despontou como talentoso meia-esquerda no pequenino Wanderers e, apenas no Peñarol, passou a jogar um pouco mais recuado. Ali, entre 1943 e 1955, foi seis vezes campeão nacional. Na Copa de 1954, era novamente o capitão da Celeste. Estava com 36 anos e só não jogou a semifinal. O Uruguai perdeu. O dinheiro pelo título mundial de 1950 foi usado na compra de um Ford usado — “única coisa que o futebol me deu”, dizia —, pois até as medalhas de ouro pela conquista da Copa ficaram com os dirigentes. Os jogadores se contentaram com réplicas em prata. Morreu pobre, aos 78 anos, na mesma casa em que morava desde que era o mais famoso atleta de seu país.
.
Sem patrocinador. Na metade dos anos 50, o Peñarol aceitou um contrato de patrocinador – novidade na época – em suas camisas. Os jogadores ganhariam algum dinheiro também. Obdulio Varela, que em pouco tempo pararia de jogar, se recusou. O Peñarol entrou em campo com dez jogadores patrocinados, mas seu capitão preferiu a velha camisa de sempre.

Nenhum comentário: